Os alunos de um modo geral têm noções correctas de civismo, porém, muitas vezes esquecem-se de as aplicar, uma praxis, e um paradigma, aliás, muito português.
Durante este período, as sessões de Formação Cívica incidiram, essencialmente em assuntos relacionados com o grande tema geral “Educação para os Direitos Humanos”. Assim, durante este período de tempo foram realizados trabalhos de grupo, pesquisa na internet, elaboração de textos, entrevistas e jogos, subordinados a questões como: “racismo e cor da pele”; “os sem abrigo”; “o portador de deficiência (física e mental)” “emigração e imigração”.
Um dos produtos que supostamente deveria resultar deste trabalho seria a criação de um blogue de Formação Cívica. Esta ideia terá certamente continuidade com resultados mais visíveis no próximo período lectivo.
Esta orientação surge também da necessidade de fugir ao padrão habitual de trabalho e incutir alguma dose de motivação extra.
Além destes temas e assuntos subordinados à planificação inicial, foi necessário debater explorar o “problema da mentira”, que não deixa de ter algumas afinidades com o tema geral, motivado por uma questão surgida no seio do grupo turma.
(...)
Como balanço geral, os alunos entenderam as realidades e problemas abordados, havendo a preocupação de afirmar que estas mesmas realidades são meras possibilidades e que ninguém poderá dizer «desta água não beberei». Trata-se de uma questão de sensibilização.
Uma das ideias que mais ressoou pareceu-me ser a da ideia da exploração dos imigrantes, muito relacionada com a falta de formação, de informação, muitas vezes motivadas por abandonos precoces da escola, pelo pouco interesse pela escola.
(...)
2 comentários:
Muito bem meninos, vejo que trabalharam muito e...bem.
Parabéns
Profª Ana Areias
que lindos meninos... assim é..
temas bastante interessantes que nos ajudam a sermos melhores como seres humanos...
continuem..
bjs da prof. Patricia Carvalho (lembram.se)
Enviar um comentário