Ao grupo foi distribuido um texto sobre a questão da interrupção da gravidez e foi pedido que com os dados que dispõem mais a informação do texto formassem uma opinião, que foi debatida e no fim escrevessem a sua opinião sobre o assunto num pequeno artigo.
_
"Acho que o aborto não se devia realizar, porque é uma vida tirada. É menos uma alma no mundo. Todos têm o direito de viver. Todos merecem viver, quer sejam felizes ou não; porque há sempre momentos felizes.
Eu condeno o aborto.
(...)
Terem cuidado e não tomar decisões sem pensar."
Daniel Fernandes, nº 5
__
"(...) perde-se uma vida e é o que acontece frequentemente porque as pessoas não têm a consciência do que é um filho; porque o filho é uma benção.
Embora para alguns casos o aborto tenha de ser necessário, como numa gravidez de risco, não aguentar o peso de ser mãe muito nova, não gostar de ter um filho ou ser mãe... mas eu acho e continuo a dizer que o aborto não será necessário (...) e até porque ser mãe é uma das melhores coisas do mundo".
Guillaume Sabroso, nº 12
__
"As pessoas não deviam escolhar abortar porque estão a tirar uma vida. (...) pode ser a da grávida e a do seu filho; mas, por um lado, o aborto permite também que aquelas pessoas que não têm condiçoes de vida, ou quando o filho viria com deficiências ou vitimas de violação possam (...)".
Catarina Marinho, nº 3
__
(...) "Mas as mulheres grávidas não deviam abortar porque é perigoso e os bebés são seres vivos e deviamos deixá-los vir ao mundo.
E também muitas mulheres fazem os abortos porque a vida está cada vez mais dificil e não têm condições".
Marta Juliana, n 18
__
"O aborto hoje em dia faz falta (...)."
Kevin Sousa, n 17
__
"Há muitas jovens que engravidaram porque não tiveram cuidado (...) depois querem abortar (...) matar um ser vivo que está no ventre.
Há casos de muitas jovens que morrem ao fazer o aborto (...)".
Ana Odília Fonseca e Flávia Patuleia
__
"Os jovens deviam estar mais prevenidos".
Andreia, n 2
__
(...) "uma interrupção voluntária pode ter danos muito graves para a grávida (...) tem sido uma questão muito debatida ... por todo o mundo. Se, por um lado, uns apoiam, pois acham que ter ou não um filho cabe a cada um decidir, por outro, outros acham que o aborto é como «matar» uma criança.
Eu acho que o aborto não é a melhor maneira de resolver as coisas, a não ser em casos extremos como naqueles em que as crianças vão nascer com muitos problemas (...), também podia ser feito pelas jovens que são violadas."
Catarina Botelho, n 4